sábado, 18 de fevereiro de 2012

Crenças populares que ajudam a prever o tempo

Várias crenças populares nos ajudam a prever o tempo. Veja:

O arco-íris - de manhã, se vir um arco-íris a oeste, leve o chapéu-de-chuva. Na nossa latitude o vento sopra normalmente dessa direcção e é daí que se deslocam as tempestades e o bom tempo. Para se ver um arco-íris é preciso haver luz solar e chuva, portanto a água vai cair em breve. O mesmo arco-íris a oeste, mas ao pôr-do-sol, significa que está a chover a este e que o bom tempo se aproxima.


 Vacas - as manadas têm por hábito deitar-se antes de uma tempestade de trovões e tendem a permanecer juntas quando se aproxima o mau tempo. A direcção da cauda é importante, pois as vacas usam as caudas para detectar predadores através do vento, por isso ela segue a direcção em que o vento sopra. Se a cauda apontar para oeste, adivinha-se mau tempo, se apontar para leste, é sinal de bom tempo.


 Lua - quando a face da lua está encarnada, vem aí chuva. A cor é provocada pelas poeiras que estão a ser empurradas por uma depressão que traz umidade. Mas se a lua estiver limpa e não houver nuvens no céu, a temperatura pode descer bastante. No caso de observar um anel á volta da lua, aumentam as probabilidades de chuva.


 Aves - gaivotas em terra, tempestade no mar! As aves costumam pousar quando se aproximam tempestades. A redução das correntes de ar ascendentes provocadas pelos sistemas de baixas pressões, dificulta-lhes o vôo.


 Grilo - se contar o número de cricris do grilo durante 14 segundos e somar 40, tem a temperatura Fahrenheit. Depois é dividir por 1,8 para obter o valor em graus Celsius.


 Fogueira - se for acampar e fizer uma fogueira, preste atenção á deslocação do fumo. Quando se enrola e começa a descer quer dizer que há baixa pressão atmosférica e vai chover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário