terça-feira, 26 de junho de 2012

El Niño pode reaparecer a partir de julho, dizem meteorologistas

(G1) O fenômeno climático "El Niño" pode reaparecer durante o segundo semestre do ano, anunciou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta terça-feira (26). O evento é caracterizado pelo aquecimento incomum das águas do Pacífico, perto da costa oeste da América do Sul e provoca alterações no clima do Brasil.
Segundo a nota emitida pela OMM, as condições das águas da região estavam "neutras" desde abril, quando terminou uma ocorrência de "La Niña". Esse fenômeno é o contrário de "El Niño", ou seja, é um resfriamento incomum do Pacífico.
"A partir de julho podem surgir condições neutras ou um episódio de El Niño, sendo levemente maiores as possibilidades de formação do El Niño. Se considera pouco provável que volte a formar-se um episódio de La Niña", afirma a nota da OMM.
O boletim indica que, "com base fundamentalmente em um acúmulo de calor na zona mais profunda do Oceano Pacífico tropical produzida desde o início de maio, a maioria dos modelos climáticos estudados preveem a formação de um episódio de El Niño entre julho e setembro e que se prolongará até o final de 2012".

Nenhum comentário:

Postar um comentário