As camadas em que a atmosfera é dividida foram decididas com base na
variação da temperatura, sendo em número de cinco, separadas por outras
quatro. Analisaremos todas estas camadas, uma a uma, começando por
aquela que se encontra mais perto da superfície e que suporta a vida
como a conhecemos:
- Troposfera
- Extensão - a altitude máxima da Troposfera varia com a latitude, atingindo cerca de 16 km nos Trópicos e Equador, com pouca variação sazonal; e cerca de 6 km nos Pólos, sendo que no Pólo Sul pode sofrer algumas variações acentuadas, atingindo altitudes mais elevadas no mês ou meses mais frios.
- Temperatura - diminui cerca de 6,4o C por cada 1 000 m de altitude.
- Eventos - a maioria dos acontecimentos metereológicos (ventos, chuva, massas de ar...) acontecem nesta camada.
- Composição - inclui especialmente Nitrogênio, Oxigênio, Árgon, Dióxido de Carbono, Vapor de Água e Aerossóis - pequenas partículas leves originárias nas areias dos desertos e planícies, nas explosões de vulcões, cinzas (fogos...), meteoritos que se desfazem completamente antes de atingir a superfície da Terra, poluição atmosférica, etc. É em volta dos aerossóis que o vapor de água se condensa para formar nuvens e precipitação.
- Tropopausa - encontra-se à altitude a que a Troposfera acaba, servindo de transição para a camada seguinte. A temperatura deixa de diminuir com a altitude.
- Estratosfera
- Extensão - atinge cerca de 50 km de altitude
- Temperatura - aumenta pouco com a altitude até atingir cerca de 20 km de altitude, onde se encontra a camada de ozônio que absorve os raios ultra-violetas, levando assim ao forte aquecimento desta camada.
- Eventos - Ventos fortes e persistentes (como os jet streams) e algumas nuvens.
- Estratopausa - encontra-se à altitude a que a Estratosfera acaba, servindo de transição para a camada seguinte. A temperatura deixa de aumentar com a altitude.
- Mesosfera
- Extensão - atinge os cerca de 80 km de altitude
- Temperatura - a temperatura diminui com a altitude, podendo atingir os -90o C.
- Eventos - auroras boreais e austrais, visto a Ionosfera atingir a camada superior da Mesosfera.
- Mesopausa - encontra-se à altitude a que a Mesosfera acaba, servindo de transição para a camada seguinte. A temperatura deixa de diminuir com a altitude.
- Termosfera
- Extensão - eleva-se acima dos 600 km de altitude
- Temperatura - a temperatura aumenta em termos atómicos (as moléculas movimentam-se muito), mas, devido ao espaço existente entre as moléculas, a temperatura real é baixa.
- Eventos - auroras boreais e austrais devido à Ionosfera, uma camada de partículas ionizadas que se eleva a partir dos 400 km.
- Termopausa - encontra-se à altitude a que a Termosfera acaba, quando as moléculas estão tão afastadas que quase não chocam umas com as outras.
- Exosfera - o nome dado ao espaço exterior à atmosfera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário