domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dipolo do Atlântico

O fenômeno de dipolo do Atlântico é resultante da interação entre oceano e atmosfera, e que pode diminuir ou aumentar a formação de nuvens influenciando os índices pluviométricos no leste da Amazônia e litoral norte brasileiro (Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte), incluindo também os estados da Paraíba, e Pernambuco. Esse fenômeno é identificado como uma mudança anormal na temperatura da superfície do mar no Oceano Atlântico Tropical, assim, quando as águas do Atlântico Tropical Norte estão mais quentes que as do Atlântico Tropical Sul, existem movimentos descendentes transportando ar frio e seco dos altos níveis da atmosfera sobre a região leste da Amazônia e litoral norte brasileiro, inibindo a formação de nuvens e diminuindo a precipitação (dipolo positivo), podendo causar secas. Por outro lado, quando as águas do Atlântico Tropical Norte estão mais frias que as do Atlântico Tropical Sul ocorre aumento nos movimentos ascendentes sobre o leste da Amazônia e litoral norte brasileiro, aumentando tanto à formação de nuvens quanto os índices pluviométricos (dipolo negativo). Comumente em anos de La Niña, dentro do período de janeiro a maio, é comum ocorrer o fenômeno de dipolo negativo do Atlântico, que é favorável à ocorrência de chuvas acima da média no semiárido nordestino.


Um comentário:

  1. DIPOLO DO ATLÃNTICO:
    http://tempoeclimanobrasil.blogspot.com.br/…/dipolo-do-atla…

    O fenômeno de dipolo do Atlântico é resultante da interação entre oceano e atmosfera, e que pode diminuir ou aumentar a formação de nuvens influenciando os índices pluviométricos no leste da Amazônia e litoral norte brasileiro (Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte), incluindo também os estados da Paraíba, e Pernambuco.

    Esse fenômeno é identificado como uma mudança anormal na temperatura da superfície do mar no Oceano Atlântico Tropical, assim, quando as águas do Atlântico Tropical Norte estão mais quentes que as do Atlântico Tropical Sul, existem movimentos descendentes transportando ar frio e seco dos altos níveis da atmosfera sobre a região leste da Amazônia e litoral norte brasileiro, inibindo a formação de nuvens e diminuindo a precipitação (dipolo positivo), podendo causar secas.
    Por outro lado, quando as águas do Atlântico Tropical Norte estão mais frias que as do Atlântico Tropical Sul ocorre aumento nos movimentos ascendentes sobre o leste da Amazônia e litoral norte brasileiro, aumentando tanto à formação de nuvens quanto os índices pluviométricos (dipolo negativo). Comumente em anos de La Niña, dentro do período de janeiro a maio, é comum ocorrer o fenômeno de dipolo negativo do Atlântico, que é favorável à ocorrência de chuvas acima da média no semiárido nordestino.

    MONITOR GLOBAL

    http://www.monitorglobal.com.br/monit…/anomalias+oceano.html

    ANOMALIA DE TEMPERATURA DA SUPERFICIE DO MAR
    ( 29.03.2015 A 12.04.2015 )
    http://clima1.cptec.inpe.br/

    EM SÍNTESE, UMA ANALOGIA CRÍTICA:

    Em 'Tese', uma grande maioria de "Modelos de Previsões Meteorológicas"...Consideram "DIPOLO DO ATLÃNTICO"...ANOMALIA DE TEMPERATURA DA SUPERFICIE DO MAR... Como estar ocorrendo agora
    ( 29.03.2015 A 12.04.2015 )...Favorável as 'CHUVAS...Aqui no Nordeste...
    Entretanto, não estão ocorrendo...

    Então como EXPLICAR ISTO?
    Com a 'Palavra...Os "INSTITUTOS DE METEOROLOGIAS(Leia-se CPTEC/INPE. INMET, CLIMATEMPO, FUNCEME, entre outros...
    Diante disto, 'EIS A QUESTÃO!!!!

    ResponderExcluir