quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sprites e Blue Jets

Sprites


Sprites são descargas elétricas que ocorrem no alto de nuvens de tempestades (cumulonimbus) dando origem a uma grande variedade de formas visuais piscando no céu durante a noite. Eles são acionados pelas descargas de um relâmpago positivo entre a nuvem e o solo.
Sprites aparecem em forma de flashes laranja-avermelhado. Eles geralmente ocorrem em aglomerados dentro da faixa de 50-90 km de altitude acima da superfície terrestre. Eles foram fotografados pela primeira vez em 6 de julho de 1989 por cientistas da Universidade de Minnesota e foram posteriormente capturados em gravações de vídeo milhares de vezes.
Sprites são às vezes erroneamente chamados de relâmpagos. No entanto, os sprites não possuem o canal de temperaturas quentes do troposférico relâmpago, por isso são mais parecidos com descargas  de um tubo fluorescente do que com descargas de raios.

 

História

Alusões a fenômenos óticos que ocorrem acima de nuvens carregadas podem ser encontrados em relatos já a partir de 1730 .Prêmio Nobel CTR Wilson sugeriu em 1925, em termos teóricos, que esses fenômenos elétricos podem ocorrer na atmosfera superior, e em 1956 testemunhou o que possivelmente poderia ter sido um sprite. Eles foram documentados fotograficamente em 06 de julho de 1989, quando cientistas da Universidade de Minnesota , usando uma câmera de vídeo com pouca luz, acidentalmente capturaram a primeira imagem do que viria posteriormente a ser conhecido como um sprite.
Vários anos após sua descoberta eles foram nomeados sprites (espíritos do ar) após o Puck (personagem travesso em Shakespeare 's Sonho de uma Noite de Verão). Desde a sua descoberta em1989, os sprites foram relatados dezenas de milhares de vezes vistos a partir do solo, de aeronaves, e do espaço, e com isso tornaram-se objeto de intensas investigações. 

Características

Sprites foram observadas ao longo da América do Norte, América Central, América do Sul, da Europa, da África Austral ( Zaire), Austrália, o Mar do Japão e da Ásia e acredita-se que ocorrem durante a maioria dos sistemas tempestade de grande porte. Sprites tem cor laranja-avermelhado em sua região superior, com azulada pendurado abaixo, e pode ser precedida por um halo avermelhado. Eles duram mais do que descargas inferiores da estratosfera, que duram geralmente alguns milissegundos, e são acionados pelas descargas de relâmpagos positiva entre a nuvem e o solo. Eles ocorrem freqüentemente em grupos de dois ou mais, e geralmente abrangem a altitude faixa de 50 km (31 milhas) a 90 km (56 mi), com o que parecem ser filamentos pendurados abaixo, e ramos alcançando acima.

 

Danos em aeronaves

Sprites têm sido erroneamente responsabilizados por acidentes de outra forma inexplicável, envolvendo operações de veículos de alta altitude acima de trovoadas. Um exemplo disso é o mau funcionamento de um balão estratosférico da NASA lançado em 06 de junho de 1989 a partir da Palestina, Texas. O balão sofreu uma liberação de carga não comandadas enquanto voava a 120 mil pés (37.000 m) ao longo de uma tempestade perto de Graham, Texas . Meses após o acidente, uma investigação concluiu pós-vôo que um "raio" viajando para cima das nuvens provocou o incidente. A atribuição do acidente a um sprite foi evidentemente feita retroativamente por vários anos, uma vez que este termo não foi criado até final de 1993. Devido à altitude relativamente baixa do balão, qualquer que seja tempestade relacionada a descargas elétricas pode ter sido um fator causal no acidente.

Blue Jets (Jatos Azuis)
Jatos azuis explodem no topo do núcleo de uma tempestade - a região mais eletricamente ativa. Os cones estreitos se espalham e desaparecem a cerca de 40 km de altura. Eles duram mais ou menos dez décimos de um segundo.
Os precursores azuis são mais brilhantes que os jatos, mas mais baixos na atmosfera. Eles se formam sobre áreas em que há precipitação grande de granizo. Os gnomes se parecem com precursores azuis compactos e aparecem associados a pixies - porções minúsculas de luz que duram alguns milissegundos. Os trolls têm o formato de jatos azuis, mas são vermelhos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário